segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Porto Feliz 1.920



Porto Feliz 1.920 (*)
 (Inauguração do ramal de Boituva a Porto Feliz - Grandes manifestações ao governo findo -  O monumento aos Bandeirantes - Herma offerecida ao dr. Candido Motta - outras notas)


   Em Porto Feliz realizam-se no dia 26 de abril ( 1.920 ) imponentes festejos para commemorar a inauguração do ramal ferreo da Sorocabana entre Boituva e aquela cidade – a  lendaria “Araritaguaba” de onde partiam para as suas arriscadas incursões  pelo sertão os intrépidos bandeirantes paulistas.
   Além de representantes do alto mundo official, muitos outros convidados daqui seguiram em trem especial para assistir aos aludidos festejos.
   Pudemos tomar nota dos seguintes nomes : Dr. Altino Arantes, presidente do Estado e seu ajudante de ordens, capitão Herculano de Carvalho; dr. Candido Motta, secretário da Agricultura, e seu auxiliar do gabinete dr. Edmundo Jordão; dr. José de Goes Artigas, inspector geral da E. F. Sorocabana; dr. Alfredo Braga, director do Museu Paulista; dr. Luis Silveira, comissário geral do estado em Bruxellas; dr. Escragnole Taunay, diretor  do museu Paulista; dr Luis Fructuoso Ferreira da Costa, da comissão Geographica do Estado; dr. Hugo Ribeiro, coronel Valencio de Castro, Fernando Motta Mello, Joaquim Ignacio de Oliveira, esculptor  Julio Starace, coronel Marcolino Barreto, deputado federal; J. Maximiano Motta, Euclydio Lucheal, dr.Plínio Ayres, Sylvio Brand Corrêa, J. Pereira Pinto, Armando Pereira Leite, Jayino de Aguiar, Carlos S. Lichienfels, Alberto Martino, Annibal Machado, do “S. Paulo Ilustrado”: Reynaldo Cunte Boardi, Ottoniel Motta, Edgard Penteado, Francisco Augusto Ferraz do Amaral, José Emydio Ferraz do Amaral, Luiz Ferraz do Amaral, Ataliba de Campos Motta, A . Barros Lobo, José Maurício de Oliveira Sobrinho, Euchario Mauricio de Olliveira, d. Maria José de Oliveira, d. Cacilda Caçapava Oliveira, Adolpho Brand Corrêa, Antonio Madureira, Antonio Emydio de Barros, monsenhor Manfredo Leite, Eduardo Beruin, dr. Oscar da Motta Mello, senhoritas Ruth Motta Mello e Candida do Amaral Motta; dr Leopoldo de Freitas, do “Diário Popular”; dr. Orlando de Almeida Prado, Leopoldo Martins de Camargo, dr. Manoel de Rezende, dr. Theophilo de Souza, da Directoria de Viação; Getulio de Paiva, pelo “Correio Paulistano”.
   As 9 horas e 20 minutos chegava o trem especial a Sorocaba, sendo o sr presidente do Estado e mais membros do governo esperados por importantes elementos sociais e grande multidão.
   Ao sr. Presidente do Estado e do mais excursionistas foram offerecidos, numa das dependencias da estação, café, leite, chocolate, etc.
   Multas das pessoas que aguardavam em Sorocaba a chegada do especial incorporaram-se a comitiva official.

Chegada em Boituva


   Em Boituva, onde uma grande multidão esperava o trem presidencial, juntaram-se á comitiva os srs. deputados drs. Laurindo Minholo e Antonio Cardoso do Amaral; José Giorgi, empreiteiro da construcção do ramal; coronel Ovidio Vieira, dr. Normão Bernardes, Oscar Fernandes, José Candido Freire, Alfredo Baptista das Chagas auxiliar da fiscalização do ramal do Porto Feliz; Miguel Helou e outras pessoas.
   Do lado oposto á estação de Boituva parte o ramal para Porto Feliz. O local achava- se vistosamente enfeitado com bandeiras, folhagens e numerosa multidão andando e saudando os srs, membros do governo.
   Após pequena demora, o sufficiente para substituir por outra mais leve locomotiva que tinha vindo desde S. Paulo – partiu para Porto Feliz, às 11 e meia, o trem inaugural, debaixo de acclamações do povo.

Velha aspiração de Porto Feliz  


Era velha a aspiração do povo de Porto Feliz de ver a sua cidade ligada a Boituva pela estrada de ferro. Esse melhoramento importava na conquista menos penosa de mercado para os productos de seu solo, além de proporcionar o commercio e as industrias locaes maior facilidade nas suas relações tanto com os municípios vizinhos, como com a propria capital.
   Servida embora por uma boa estrada de rodagem, com a extensão de 21 Kilometros, Porto Feliz não perdeu jamais a esperança de ver um dia realisado o sonho que ha muitissimos annos acalentado.
   Vem de longe data a historia dessa estrada. Em 1.836 a Assembléia Provincial approvava um projeto de lei concedendo grande somma de favores á empresa que se organizasse para construir uma via ferrea de Santos a Porto Feliz. Nesse tempo, havia o desejo de terminando a estrada naquela cidade, aproveitar- se o Tietê, rio abaixo, para a navegação.
   Em 1.898, o então deputado estadual dr. Candido Motta apresentou um projeto concedendo a subvenção de 300 contos para a construcção do ramal de Boituva a Porto Feliz, também essa tentativa não logrou successo.
   Achando- se a dirigir a pasta da Agricultura no acctual governo, o dr. Candido Motta conseguiu o que tanto desejavam os portofelicenses: -autorização do governo para mandar construir o decantado ramal. A 26 de maio do ano passado ( 1.919 ) foi solenemente batida a primeira acta do novo trecho da Sorocabana, sendo confiada a sua construção ao conhecido e esforçado empreiteiro J.Giorgi, que dias depois iniciava os serviços com o seu numeroso pessoal . No ramal de Porto Feliz trabalharam em media 700 operários. Esse numero chegou a elevar- se a mil homens, para os serviços de terra foram empregados 400 animais de carroça.
   O novo ramal atravessa uma zona de boas terras roxas e massapé. São culturas principais da região: - o café, o arroz, a canna, o algodão, etc.
   A construção durou cerca de dez meses, devendo- se notar que foram feitas varias obras de arte entre as quaes se encontram quatro pontes, sendo duas com dez metros de vão e duas com cinco metros de vão, dois boeiros com 2m,50 de vão cada um 46 boeiros entre 80 centimetros e um metro de vão; numerosas passagens superiores, inferiores e americanas ( "mata- cavallo", como se diz no interior"); cortes e aterros pequenos grandes, senão que 4 aterros importaram num movimento de 25.000 metros cubicos de terra, mais ou menos, cada um.
   O terreno da região atravessada pelo ramal foi devidamente classificada, com o seguinte resultados : 30 por cento de terra, 70 por cento de rocha, grés pedras soltas e piçarra.
 

A inauguração do trecho


A inauguração do trecho foi feita com a passagem do trem presidencial, tendo o sr. José Giorgi empregado todo o esforço para que tal acontecido fosse coroado de pleno êxito. Usou da palavra o governador Altino Arantes , o secretario Candido Motta e depois o prefeito Eugênio Motta e com os tres o povo prorrompeu em palmas e vivas. A criançada das escolas fez-lhes manifestação.
   Restabelecido o silencio usou da palavra o dr. Alfredo Bauer, que saudou os srs dr. Altino Arantes e Candido Motta.
   Deixando a estação a comitiva seguiu a pé, por entre alas de crianças. Os srs presidente do Estado e secretário da Agricultura foram, então no trajeto pela praça cobertos de petalas de rosas.
   Formou- se grande cortejo no qual tomaram parte as quatro bandas de musicas- seguindo pela rua Sorocaba.
   Terminou brindando a Camara e a  população de Porto Feliz.
   Aplausos prolongados cobriram as ultimas palavras do sr. presidente do Estado.
   Após o banquete os srs dr. Atino Arantes, dr. Candido Motta e os membros da sua comitiva assistiram a um solenne "Te Deum" celebrado na matriz em ação de graças pelo grande melhoramento que acabava de ser inaugurado em Porto Feliz.
   Nesta ocasião subindo ao pulpito orou brilhantemente o monsenhor dr. Manfredo Leite.
   Disse sua revma. que esta mesma fé que outrora, qual pharol rutilante, guiava os passos dessa phalange de grandes, de bravos e de heroes que empunhando uma cruz partiam de Porto Feliz em demanda de outras terras afim de lhes levar a civilização o progresso preside hoje a festa solenne e bella que se está realizando.
   O sr dr. Manfredo Leite, depois de demonstrar cabalmente que todos os pontos da nossa historia estão iluminados pela fé terminou a sua bella oração sendo muito cumprimentado.
  

Inauguração da placa na estação


As 18 e meia horas, acompanhada de grande multidão e varias bandas de musicas a comitiva presidencial dirigiu- se de regresso para a estação.
   Ali houve ainda uma solenidade: a inauguração de uma placa de bronze comemorativa da abertura ao trafego do ramal de Boituva.
   São os seguintes os dizeres dessa placa - "Ramal de Boituva a Porto Feliz"- iniciado em 26-4-1.919 e inaugurado em 26-4-1.920, sendo presidente do Estado o exmo sr dr. Altino Arantes e secretario da Agricultura o exmo sr. dr. Candido Motta.
   O dr. Leopoldo de Freitas fez um discurso alusivo a acta.
   As 18 e meia horas partiu para São Paulo o comboio especial.
   Da inauguração do ramal ferreo de Boituva a Porto Feliz foi lavrada uma acta para ser colocada em local já preparado na estação; assinaram os srs. presidente do estado, secretário da Agricultura e outras pessoas com uma caneta de ouro oferecida a camara pelo sr André Rocha.
   O sr. José Giorgi, contratante da construção do ramal ferreo de Boituva a Porto Feliz, ofereceu aos srs dr. Altino Arantes e dr. Candido Motta dois lindos cartões de ouro com estas incrições:
"Ao exmo sr. presidente do estado dr Altino Arantes - Lembranças da Inauguraçao do ramal ferreo de Boituva a Porto Feliz, oferta que fez o construtor José Giorgi, Porto Feliz, XXVI-IV-MCMXX".
"Ao exmo sr dr. Candido Motta D. D.Secretario do estado do negocios da Agricultura, Comercio e Obras publicas - Lembranças da Inauguração do ramal ferreo de Boituva a Porto Feliz, iniciado em XXVI de março de MCMXIX oferece o construtor José Giorgi Porto Feliz... XXVI-IV-MCMXX".
   Por ocasião da inauguração em Porto Feliz dos importantes melhoramentos a que se refere a nossa noticia, o orgam local, O Novo Porto, publicou uma edição especial.
   Pedimos venia para trancrever desse numero, os seguintes editoraes:
 
 Ramal Ferreo

 Mercê de Deus o aureo sonho do povo de nossa terra transformou -se na mais feliz e ditosa realidade.
   Não tardará o momento em que as nossas almas hão de vibrar de entusiasmo e de delirio, bem perto vem o comboio presidencial soberbo e triunfante a vencer distancia para compartilhar das nossas justas alegrias.
    A  velha aspiração do povo de Porto Feliz é um fato consumado - Se não fora, porém a bondade imensa do Dr. Altino Arantes varão ilustre que com inexcidivel brilho e competencia dirige os destinos de São Paulo, se não fora o dr. Candido Motta, preclaro estadista que dedica amor intenso a terra que lhe serviu de berço talvez jamais ouvissemos o silvo agudo da locomotiva veiculo precursor do progresso e da civilização.
   Razões sobejas temos nós, portofelicenses para nos sentirmos satisfeitos no dia de hoje. A data 26 de Abril marca com carateres indeleveis uma frase de prosperidade nos anaes da velha Araritaguaba- Porto Feliz já merece o nome que tem graças ao amor, ou melhora á abnegação de um filho mui direto que soube resgatar a devida gratidão contraria com a sua terra natal.
   Quem dentre nós, porto felicenses, não se sentirá feliz no dia de hoje?
   Por ventura não será este o dia de maior felicidade ao povo desta terra rica e fertil talhada para ser grande e forte?
   Incontestavelmente agora somos felizes!
   Permita Deus que a aureola da felicidade circumba para sempre a fronte altiva desses dois vultos eminentes que batalharam com ardor em pról da nossa vitoria. Não menos incansavel mostrou - se o sr. Coronel Eugenio Motta, digno prefeito municipal que enviou todos esforços possiveis para ver o nosso supremo ideal completamente realizado.
   O dr. Altino Arantes, o dr Candido Motta e Coronel Eugenio Motta são credores da nossa eterna gratidão.
   Deus os abençoe!
 
 Homenagem

 Não cabe numa cronica feita sem pretenções de caracter biographico ou historico, fallar dos eminentes vultos filhos da velha Araritaguaba, cujos nomes passaram para as paginas da nossa historia,constituindo uma gloria imperecivel para esta terra e um patrimonio apreciavel e valioso para o nosso pais.
   Entre esses nomes gloriosos e venerados destaca- se o do dr. Candido Motta, que muito se notabilizou por seu amor á terra onde viu a luz e pela extrema dedicação em pról do seu progresso.
   Longe estamos de pretender estudar nele o agregio mestre de direito ou consciencioso estadista. Disso hão de se encarregar outros mais talentosos e mais capazes para poderem analisar com certo e justiça as capacidades multiformes deste homem possuidor de formosa inteligencia maleavel aliada a um grande amor pelo trabalho e a um forte senso pratico que o tornam um reputado jurista ouvido com respeito e atenção e ao mesmo tempo, um sagas politico com qualidade de extraordinario administrador que se preocupa em cumprir honesta e escrupulosamente seu dever servindo o seu pais com dedicação e com aplausos de todos aqueles que reconhecem o esforço dispendido e têm exata compreensão das imensas dificuldades de toda ordem que surgem a cada instante ante quem pretende administrar com justiça e proveito publico, procurando servir o interesse da coletividade e defende-lo da ambição dos individuos.
   Pretendemos ainda que pallidamente, falar e seu amor a terra natal, de seus esforços para auxilia-la no desenvolvimento de suas riquezas, de colloca-la no mesmo pé de progresso dos outros municipios do Estado.
   Posso agora morrer, porque esta realizado o sonho mais dourado da minha vida. Assim disse ele no memoravel dia de 26 de Março de 1.919, quando se procedia a inauguração do inicio das obras do ramal ferreo que hoje se acha concluido.
   Esta frase encerra todos os anhelos da sua alma e contém um mixto de tranquilidade, felicidade e intensissimo jubilo porquanto ela é como o epilogo dos ingentes esforços por ele realisados em pról da terra dos bandeirantes.
   Desde que principiou a guindar-se as altas posições que conquistou, independente de proteções e arranjos por seus unicos meritos, teve sempre em mira servir esta terra, defendendo seus direitos e demonstrando aos poderes publicos que ela é merecedora duma melhor sorte, não podendo continuar privada das comunicações pela vida ferrea num exilio desolador que se prolonga por qual um seculo, porquanto o primeiro projeto da estrada de ferro no estado de S. Paulo era ligar Santos a Porto Feliz.
   A herma, portanto que hoje vai ser não podia deixar, hoje que ouve pela primeira vez o silvo do comboio graças aos esforços do Dr. Candido Motta, de prestar uma homenagem sincera a esse homem que nunca olvidou a sua terra natal, servindo a muitas vezes a preço de sacrificios, sendo alvo por isso de criticas de despeitados de invejosos e de nulidades.
   Que homenagem podia corresponder aos serviços prestados pelo Dr. Candido Motta á Porto Feliz?
Cremos que nenhuma a não ser gravar em letras de ouro indeleveis em cada coração porto felicense, o nome deste conterraneo que muito merece a nossa imorredoura gratidão!
   Ele para nós é um verdadeiro idolo que veneramos vendo nele o maior portofelicense entre os vivos e os mortos.
   A herma portanto, que hoje vai ser erigida no jardim publico desta cidade não é mais senão uma pálida e insignificante homenagem comparada com a veneração e a estima que temos pelo grande portofelicense.
   Mas mesmo assim, ela não deixa de synthetisar toda a nossa gratidão e todo o nosso reconhecimento porque a ideia de sua ereção partiu do povo da simplicidade do seu coração e da sinceridade dos seus sentimentos!
   Porto Feliz, 26-4-1920  

Não podiamos terminar estas notas sem uma referencia especial ao nome do sr coronel Eugenio Motta, digno e esforçado prefeito municipal de Porto Feliz e prestigioso chefe politico local.
   A sua excia. que é um trabalhador infadigavel muito deve o progresso da historica cidade cuja administração municipal é um exemplo de muito que pode o honesto esforço quando aliado ao desejo energico de vencer.
   Porto Feliz pode ufunar-se de ter a testa do executivo municipal um moço de grande valor e extraordinaria força de vontade..


(*) S. Paulo   Ilustrado – 1920 - Administração de ANIBAL MACHADO - Secretario Correa de Mello

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