Porto Feliz: De Nossa Senhora da Penha para Nossa Senhora
Mãe dos Homens
A razão da mudança do nome de Araritaguaba para Porto Feliz, nos conta o Governador Castro e Mendonça em sua comunicação ao Secretário de Estado, Dom Rodrigo de Souza Coutinho. Vejamos agora a motivo da mudança da invocação de sua padroeira, de N. Senhora da Penha para Nossa Senhora Mãe dos Homens. Velhos portofelicenses, procurando explicar o motivo dessa mudança, contaram o seguinte, que ainda é corrente em Porto Feliz: a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens foi mandada vir para servir de padroeira à povoação de Cuiabá, e que chegada a Araritaguaba, permaneceu por algum tempo aí à espera da monção, e que, chegada esta, ao tentarem erguer a imagem da Senhora Mãe dos Homens para levarem-na ao batelão que devia conduzi-la a Cuiabá, se tornou tão pesada que não foi possível levantá-la da sala, por mais esforços empregados; viram os presentes nesse fato o desejo manifesto de N. Senhora de que essa imagem ficasse em Araritaguaba e servisse de padroeira dessa povoação.
Até aí a lenda. Vejamos agora o que nos diz a história. Em primeiro lugar, devemos declarar que a padroeira de Cuiabá sempre foi o Senhor Bom Jesus e não N. Senhora Mãe dos Homens. Percorrendo a relação dos padroeiros das primitivas povoações de Mato Grosso não encontramos povoação alguma que tivesse como padroeira N. Senhora Mãe dos Homens.
Segundo consta do Livro I do Tombo da paróquia de Porto Feliz, essa "imagem majestosa e perfeita" foi mandada vir especialmente para ser colocada em "hua sumptuosa Igreja" que as moradores de Araritaguaba "a sua custa e com esmolas dos fiéis" estavam construindo em louvor a N. Senhora Mãe dos Homens.
Pela exposto vemos que, sendo pequena e talvez estando em ruínas à primitiva capela de N. Senhora da Penha, e tendo sido construída uma grande igreja em louvor a N. Senhora Mãe dos Homens, passou esta igreja a servir de matriz, passando então o seu orago a ser a padroeira da paróquia.
Toda lenda tem a sua origem em um fato qualquer que lhe de motivo; assim cremos que a lenda referente à imagem de N. Senhora Mãe dos Homens teve a sua origem no fato que passamos a relatar.
Segundo nos conta Joaquim da Costa Siqueira em sua "Chronicas de Cuyabá", a 8 de janeiro de 1.776 chegava a Cuiabá, onde ia exercer o cargo de juiz de Fora, o Dr. José Carlos Pereira, o qual, além de ser uma autoridade diligente e austera, era muito piedoso.
Em 1.779, em uma diligência que fez à missão de Santana (de Parnaíba), teve ocasião de ver "a palhoça, na verdade indecentíssima, em que se celebrava a santa sacristia do altar e mais divinos oficios e a mais é que servia de matriz, por ser a dita missão freguesia separada". Devoto fervoroso que era da Senhora Santana, concebeu logo o projeto de edificar ali uma igreja, que servisse de matriz àquela missão, o que, vencendo mil obstáculos, levou a efeito.
Concluída a igreja encomendou ele no Rio de Janeiro uma linda imagem da Senhora Santana "com cinco palmos de altura, com o menino ao lado esquerdo e na mão direita uma custódia de prata doirada para nela se expor o Santíssimo Sacramento".
Deixa o Dr. José Carlos Pereira o seu cargo de Juiz de Fora e, em novembro de 1.781, parte de Cuiabá sem que, até essa data, houvesse ali chegado a imagem da Senhora Santana que encomendara. "Chegado que foi o nosso devoto fundador, Dr. José Carlos Pereira, à freguesia de Araritaguaba, da comarca de São Paulo (assim nos conta o cronista), onde fazem desembarque os que vão destas minas pelos rios para os povoados, e achando aí a nova imagem de Santa Anna do Sacramento, aquela que havia mandado vir do Rio de Janeiro para se colocar na sua freguesia, não lhe sofreu o ânimo passar adiante sem ver a imagem e fazer-lhe uma festa solene. Assim o executou e no primeiro domingo que se seguiu, posto a Santa no trono do altar-mor da igreja matriz de Araritaguaba, com o Santíssimo Sacramento exposto na custódia, que havia mandado também vir, que tinha a Santa na mão direita, se lhe cantou missa solene, com sermão que pregou o reverendo Francisco Pinto Guedes, natural destas minas e vigário encomendado daquela freguesia."
Não estará neste fato, contado pelo cronista cuiabano, a origem da lenda da imagem de N. Senhora Mãe dos Homens, contada pelos antigos portofelicenses, visto como a imagem da Senhora Santana ficara para o seu destino? Não teria havido confusão nestas duas imagens, visto como há muitas que vêm grande semelhança entre a imagem de N. Senhora
Mãe dos Homens, que se venera na igreja matriz de Porto Feliz e a da Senhora Santana da igreja matriz de Parnaíba?
Foi, portanto, segundo cremos e salvo melhor documentação em contrário, a edificação de uma grande igreja dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens que deu origem à mudança da padroeira de Araritaguaba, de Nossa Senhora da Penha para Nossa Senhora Mãe dos Homens.
(*) O ESTADO DE S. PAULO, 2 de novembro de 1945, pp. 5-6 (licença da USP-SP, 1995)
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