terça-feira, 19 de abril de 2016



A irmandade de São Benedito em Porto Feliz

Há registros á partir de 05/08/1898, documentos que provam que a Irmandade é bem antiga. Segundo estes documentos, essa entidade tem no mínimo, 195 anos de existência. No ano de 1818, no livro tombo pertencente à paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, aparecem algumas determinações a respeito do sepultamento de membros pertencentes a Irmandade de São Benedito, que na época deveria ser realizado dentro da igreja Matriz, no corredor direito. 
No ano de 1873, o Almanaque da Província do Estado de São Paulo, aponta os nomes dos responsáveis pela irmandade em nossa cidade:
Juiz: José Correa de Toledo;
Secretário: José Cardoso;
Procurador: José de Lara Lopes;
Tesoureiro: Bernardino Rodrigues Vieira, e mais doze irmãos de mesa.
No ano de 1896, a Câmara regulamenta o sepultamento das pessoas no cemitério da Irmandade de São Benedito (que ficava  anexo ao cemitério velho, mais precisamente onde hoje se encontra o velório municipal.

A festa de São Benedito

A festa de São Benedito é um dos maiores acontecimentos religiosos culturais e sociais dentro do calendário da devoção popular brasileira.
Influenciada pelo folclore africano, a festa é acompanhada por grupos de congadas e presidida por um Rei e uma Rainha, acompanhados de uma corte composta de Juízes de Vara e Ramalhete, Capitão do Mastro, Tenente da Coroa e Alferes da Bandeira.
Em Porto Feliz, a Festa de São Benedito manteve tais características até por volta de 1940, e era celebrada dentro das tradicionais Festas de Agosto, dias antes da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
A partir de então, passou a ser celebrada no último domingo de janeiro, com tríduo iniciado na quinta-feira anterior. Atualmente, a Missa Solene, acontece depois da procissão, que deixou de acontecer as 17h, transferindo-se para as 9h da manhã.
Reforma da igreja e “roubo” da imagem
Em 1980, a irmandade luta e trabalha pela restauração da igreja de São Benedito, mobilizando toda população, que desejava perpetuar a tradição. Essa restauração ocorreu mesmo contra a vontade do pároco da época o Cônego Humberto Ghizzi, que queria construir uma nova igreja em outro local. Então, quando começou procissão a imagem de São Benedito percorreu as ruas centrais, e na volta da procissão, realizada em 1983, o padre Ghizzi achava que a imagem iria voltar para a matriz, porém, o povo seguiu em procissão até a igreja de São Benedito, devolvendo-a para a Igreja de São Benedito. História esta que já ganhou os palcos do teatro, sendo contada com bom humor.

As Irmandades e o negro

Uma instituição importante do Brasil colonial foram as Irmandades ou Confrarias Religiosas, que certamente desempenharam papel de relevo no tocante à sorte dos escravos, índios, enfim, aos negros. O objetivo das Irmandades era congregar pessoas de fé em vista de uma vivência mais coerente do Cristianismo; na verdade, porém, as Confrarias exerceram o papel de consciência da igualdade de todos os homens entre si: afirmando os direitos de todos aos benefícios religiosos em pé de igualdade com os senhores, tornando-se assim, fator de educação e formação das mentalidades. Os que se congregavam em Irmandades, sentiam-se seres humanos iguais aos seus patrões, certos de que gozavam diante de Deus das mesmas prerrogativas que estes tanto durante esta vida como após a morte.
As Irmandades dos pretos se apresentavam, por vezes, tão bem organizadas quanto as dos brancos. Chegaram a construir suas igrejas e capelas próprias, para escapar à tutela dos brancos; “Como se vê, os Terceiros de São Francisco se submeteram ao julgamento de uma Mesa constituída de pretos, apesar de que sua confraria também abrigava pessoas de categoria elevada: comerciantes ricos e altos dignitários” (lb. p. 34). Como notam os historiadores, as Irmandades “se tornaram o único meio que permitia aos negros, como grupo organizado, ombrear com os demais habitantes da colônia” (ib. p. 6).

* OFM Cap – abreviatura: Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordo Fratrum minorum Cappucinorum em latim), família religiosa franciscana. Os religiosos que pertencem a esta ordem colocam a abreviatura após o nome.
** Alguns autores indicam 1526 como o ano de seu nascimento, mas os Frades do Convento de Santa Maria de Jesus consideram que a data certa é 1524
*** congada significa: Bailado popular dramático, em que os negros representavam, entre cantos e danças, a coroação de um rei.

Pesquisa e Texto: Sonia Belon
Revisão e acréscimos:
Elias Martins/Pastoral da Comunicação
Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação
Colaboração:Lourdes Kerche do Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário