Largo da Penha: um marco histórico de Porto Feliz
A
história do Largo da Penha começou com o povoamento da nossa cidade, em 1693,
por Antonio Cardoso Pimentel, seus familiares e os trabalhadores em suas terras
na Sesmaria de Araritaguaba.
Com a chegada de novos moradores, por volta do ano de 1700, Antonio
Cardoso Pimentel construiu uma capela e por ser devoto de Nossa Senhora Penha
deu esse nome a nova capela. Foram surgindo novas habitações, o Porto de
Araritaguaba e o Largo da Penha iam tornando-se movimentados e após a descoberta
de ouro nas minas de Cuiabá, os Bandeirantes concentravam-se aqui, organizavam
suas Monções e partiam para o interior do Brasil. Logo comerciantes aqui se
estabeleceram, abasteciam os viajantes e formavam suas Monções para vender seus
produtos nas minas de Cuiabá.
O Largo da Penha tornava-se cada vez mais agitado, era gente
que partia, era gente que chegava e as cargas de Cuiabá eram aqui depositadas
para a conferência e pagamento dos impostos ao reino português.
O reino português construiu o prédio da Alfandega para a
arrecadação dos impostos e esse prédio permanece até hoje: onde é o Bar do
Belini.
No ano de 1728, a pequena capela é elevada a categoria de
Frequezia de Nossa Senhora da Penha de Araritaguaba. A população cresce e em
1750 é construida, em outro local, a igreja matriz que passa a denominar-se
igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Mas, o Largo da Penha continuou com suas características do
inicio da sua criação, reune os bandeirantes, os comerciantes, os viajantes e
os senhores de Engenho que vinham vender suas mercadorias e comprar mais
escravos para suas lavouras.
Já no inicio do império brasileiro, o Presidente da Câmara
Municipal, mandou construir “Casinhas”, ao redor do Largo,que eram locais para
os comerciantes e produtores venderem suas mercadorias e a ultima que se tem
notícia foi desativada em 1924.
Por volta do ano de 1905 uma pequena estrada de
ferro passava ao lado do Largo da Penha que servia para o transporte da cana
(principalmente dos colonos belgas da Colônia Rodrigo e Silva), para o o
Engenho Central e teve pouca duração pois causava muitos problemas a cidade.
Em 1910 o Largo da Penha é arborizado, tornando-se uma praça
e no ano de 1933 o prefeito remove toda arborização para tentar remodelar a
praça, no que é impedido pelo Departamento das Municipalidades- orgão que
autorizava as despesas dos municípios- e , assim, o Largo da Penha fica
“pelado”até o ano de 1946. Mas, nesse tempo todo, o seu espaço foi ocupado
pelas barracas de festas da padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Em 1946 é construído um calçadão e as árvores são plantadas
apenas nas laterais e o centro permanece totalmente livre e aproveitado para
feiras, festas e os famosos batuques dos sábados de Aleluia
Finalmente,em 1961,é construido o Mercado e Estação
Rodoviária, obras que na época eram necessárias porque tinha sido desativada a
Estrada de Ferro Sorocabana-que ligava Porto Feliz a Boituva-e o transporte
rodoviário começava a dominar o transporte coletivo.
O Mercado foi demolido, o novo Largo da Penha reativado e as
nossas esperanças se renovam e que isso seja o inicio do reconhecimento da
nossa rica história e que o turismo seja
definitivamente implantado em nossa cidade, e que nosso Largo da Penha seja o
local que nosso povo sempre sonhou…
Romeu Casteluci
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