sábado, 9 de abril de 2016



Largo da Penha: um marco histórico de Porto Feliz




A história do Largo da Penha começou com o povoamento da nossa cidade, em 1693, por Antonio Cardoso Pimentel, seus familiares e os trabalhadores em suas terras na Sesmaria de Araritaguaba.
Com a chegada de novos moradores, por volta do ano de 1700, Antonio Cardoso Pimentel construiu uma capela e por ser devoto de Nossa Senhora Penha deu esse nome a nova capela. Foram surgindo novas habitações, o Porto de Araritaguaba e o Largo da Penha iam tornando-se movimentados e após a descoberta de ouro nas minas de Cuiabá, os Bandeirantes concentravam-se aqui, organizavam suas Monções e partiam para o interior do Brasil. Logo comerciantes aqui se estabeleceram, abasteciam os viajantes e formavam suas Monções para vender seus produtos nas minas de Cuiabá.
O Largo da Penha tornava-se cada vez mais agitado, era gente que partia, era gente que chegava e as cargas de Cuiabá eram aqui depositadas para a conferência e pagamento dos impostos ao reino português.
O reino português construiu o prédio da Alfandega para a arrecadação dos impostos e esse prédio permanece até hoje: onde é o Bar do Belini.
No ano de 1728, a pequena capela é elevada a categoria de Frequezia de Nossa Senhora da Penha de Araritaguaba. A população cresce e em 1750 é construida, em outro local, a igreja matriz que passa a denominar-se igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Mas, o Largo da Penha continuou com suas características do inicio da sua criação, reune os bandeirantes, os comerciantes, os viajantes e os senhores de Engenho que vinham vender suas mercadorias e comprar mais escravos para suas lavouras.
Já no inicio do império brasileiro, o Presidente da Câmara Municipal, mandou construir “Casinhas”, ao redor do Largo,que eram locais para os comerciantes e produtores venderem suas mercadorias e a ultima que se tem notícia foi desativada em 1924.
Por volta do ano de 1905 uma pequena estrada de ferro passava ao lado do Largo da Penha que servia para o transporte da cana (principalmente dos colonos belgas da Colônia Rodrigo e Silva), para o o Engenho Central e teve pouca duração pois causava muitos problemas a cidade.
Em 1910 o Largo da Penha é arborizado, tornando-se uma praça e no ano de 1933 o prefeito remove toda arborização para tentar remodelar a praça, no que é impedido pelo Departamento das Municipalidades- orgão que autorizava as despesas dos municípios- e , assim, o Largo da Penha fica “pelado”até o ano de 1946. Mas, nesse tempo todo, o seu espaço foi ocupado pelas barracas de festas da padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Em 1946 é construído um calçadão e as árvores são plantadas apenas nas laterais e o centro permanece totalmente livre e aproveitado para feiras, festas e os famosos batuques dos sábados de Aleluia
Finalmente,em 1961,é construido o Mercado e Estação Rodoviária, obras que na época eram necessárias porque tinha sido desativada a Estrada de Ferro Sorocabana-que ligava Porto Feliz a Boituva-e o transporte rodoviário começava a dominar o transporte coletivo.
O Mercado foi demolido, o novo Largo da Penha reativado e as nossas esperanças se renovam e que isso seja o inicio do reconhecimento da nossa rica história  e que o turismo seja definitivamente implantado em nossa cidade, e que nosso Largo da Penha seja o local que nosso povo sempre sonhou…

                                                           Romeu Casteluci 

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