Nossa Senhora da Penha –
Nossa Senhora Mãe dos Homens (*)
Vejamos agora o motivo da mudança da invocação de sua padroeira, de
Nossa Senhora da Penha para Nossa Senhora Mãe dos Homens. Velhos
portofelicenses, procurando explicar o motivo dessa mudança, contaram o
seguinte, que ainda é corrente em Porto Feliz: A imagem de Nossa Senhora Mãe
dos Homens foi mandada vir para servir de padroeira a povoação de Cuiabá, e que
chegada a Araritaguaba, permaneceu por algum tempo ai a espera da monção, e
que, chegada esta, ao tentarem erguer a imagem da Senhora Mãe dos Homens para
levarem-na ao batelão que devia conduzi la a Cuiabá, se tornou tão pesada que
não foi possível levantá la do solo, por mais esforços empregados; viram os
presentes nesse fato o desejo manifesto de Nossa Senhora Mãe dos Homens de que essa imagem ficasse em Araritaguaba e
servisse de padroeira dessa povoação. Até ai a lenda. Vejamos agora o que nos
diz a historia.
Em primeiro lugar, devemos declarar que o padroeiro de Cuiabá sempre foi
o Senhor Bom Jesus e não Nossa Senhora Mãe dos Homens. Percorrendo a relação
dos padroeiros das primitivas povoações de Mato Grosso não encontramos povoação
alguma que tivesse como padroeira Nossa Senhora Mãe dos Homens. Segundo consta
do Livro I do Tombo da paróquia do Porto Feliz, essa “imagem majestosa e
perfeita” foi mandada vir especialmente para ser colocada em “sua sumptuosa
Igreja” que os moradores de Araritaguaba “a sua custa e com esmolas dos fieis”
estavam construindo em louvor a Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Pelo exposto vemos que, sendo pequena e talvez estando em ruínas à
primitiva capela de Nossa Senhora da Penha, e tendo sido construída uma grande
igreja em louvor a Nossa Senhora Mãe dos Homens, passou esta igreja a servir de
matriz, passando então o seu orago a ser a padroeira da paróquia. Toda lenda
tem a sua origem em um fato qualquer que lhe de motivo; assim cremos que a
lenda referente à imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens teve a sua origem no
fato que passamos a relatar.
Segundo nos conta Joaquim da Costa Siqueira em sua “Crônica de Cuyabá”,
a 8 de janeiro de 1776 chegava a Cuiabá, onde ia exercer o cargo de juiz de
fora, o Dr. Jose Carlos Pereira, o qual, além de ser uma autoridade diligente e
austera, era muito piedoso. Em 1779, em uma diligencia que fez a missão de
Santana, teve ocasião de ver “a palhoça na verdade indecentissima em que se
celebrava os santos sacrifício do altar e mais divinos ofícios e o mais é que
servia de matriz, por ser a dita missão freguesia separada”. Devoto fervoroso
que era da Senhora Santana concebeu logo o projeto de edificar ali uma Igreja,
que servisse de matriz aquela missão, o que, vencendo mil obstáculos, levou a
efeito. Concluída a igreja encomendou ele no Rio de Janeiro uma linda imagem da
Senhora Santana “com cinco palmos de alto, com a menina ao lado esquerdo a na
mão direita uma custódia de prata doirada para nela se expor o Santíssimo
Sacramento”. Deixa o Dr. Jose Carlos Pereira o seu cargo de Juiz de Fora e, em
novembro de 1781, parte de Cuiabá sem que, até essa data, houvesse ali chegado
a imagem da Senhora Santana que encomendara. “Chegado que foi o nosso devoto
fundador, Dr. Jose Carlos Pereira, a freguesia de Araritaguaba, da comarca de
São Paulo (assim nos conta o cronista), onde fazem desembarque os que vão
destas minas pelos rios para os povoados, e achando ai à nova imagem de Santa
Anna do Sacramento, aquela que havia mandado vir do Rio de Janeiro para se
colocar na sua freguesia, não lhe sofreu o animo passar adiante sem ver a
imagem e fazer lhe uma festa solene. Assim o executou a no primeiro domingo que
se seguiu, posta a Santa no trono do altar mor da igreja matriz de
Araritaguaba, com o Santíssimo Sacramento exposto na custódia, que havia
mandado também vir, que tinha a Santa na mão direita, se lhe cantou missa
solene, com sermão que pregou o reverendo Francisco Pinto Guedes, natural
destas minas e vigário encomendado daquela freguesia”. Não estaria neste fato,
contado pelo cronista cuiabano, a origem da Ienda da imagem de Nossa Senhora Mãe
dos Homens, contada pelos antigos portofelicenses, visto como a imagem da
Senhora Santana ficara para o seu destino? Não teria havido confusão nestas
duas imagens, visto como ha muitos que vem grande semelhança entre a imagem de
Nossa Senhora Mãe dos Homens, que se venera na igreja matriz de Porto Feliz e a
da Senhora Santana da igreja matriz de Parnaíba? Foi, portanto, segundo cremos
e salvo melhor documentação em contrário, a edificação de uma grande igreja
dedicada a Nossa Senhora Mãe dos Homens que deu origem à mudança da padroeira
de Araritaguaba, de Nossa Senhora da Penha para Nossa Senhora Mãe dos Homens.
(*) F. Nardy Filho - O Estado de
São Paulo, 2 de novembro de 1945, pp 5-6.
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